Polícia Federal inaugura novo posto para emissão de passaporte no litoral

Meta é reduzir espera para o atendimento, que chega a 32 dias na região.
Setor deixa sede da PF em São Sebastião e vai para shopping em Caraguatatuba.

 Polícia Federal (PF) de São Sebastião (SP)Para reduzir o tempo de espera para a emissão de passaportes, a Polícia Federal (PF) de São Sebastião (SP), uma das unidades responsáveis pela confecção do documento no Vale do Paraíba e litoral norte, transfere nesta quarta-feira (30) o atendimento para um novo posto no Serramar Parque Shopping, em Caraguatatuba. Inicialmente, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento em cerca de um terço - no ano passado foram emitidos 8.366 passaportes no local.

Na região, a cidade no litoral norte é uma das três onde é feita a emissão do passaporte e onde o tempo de espera é maior - em média 35 dias. O passaporte também pode ser feito em São José dos Campos e Cruzeiro, onde a espera é de, em média, 8 e 22 dias respectivamente.

No ano passado, a Polícia Federal na região emitiu 36.797 documentos e no ano anterior, em 2012, 34.477 passaportes - aumento de 6,72% (veja dados abaixo). Em 2013, foram expedidos mais de de 2,1 milhões passaportes no país - número recorde.

De acordo com a PF, aproximadamente 80% dos pedidos de passaporte no litoral norte são de moradores de fora da circunscrição, que compreende São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. A maioria dos pedidos é de pessoas da capital São Paulo e da região de São José dos Campos e sul de Minas Gerais.

Estrutura
A nova alocação do setor de emissão de passaportes e atendimento de estrangeiros no litoral compreende uma área maior que a atual estrutura. Serão três salas, o triplo de funcionários - de 2 para 6 - e mais máquinas. Atualmente o serviço de confecção e entrega de passaportes é feito por apenas um computador e em cerca de um mês deve passar a ser feito por três equipamentos.

O delegado da PF em São Sebastião, Gilberto Antônio de Castro Junior acredita que o tempo de atendimento seja reduzido pela metade. "Hoje cada atendimento é feito em média em 20 minutos. Com a nova estrutura de atendimento, devemos conseguir fazer um atendimento a cada, em média, 10 minutos". Ele explicou que inicialmente a capacidade de atendimento deve aumentar em um terço e, a longo prazo, pode até dobrar.

O Serramar Parque Shopping fica à avenida José Herculano, 1.086 em Caraguatatuba, na altura do km 5 rodovia Caraguá/São Sebastião. A taxa para a expedição de passaporte comum é de R$ 156,07 e o agendamento deve ser feito pela internet.

Espera
A estudante Ellen de Andrade, de 20 anos, está com viagem para os Estados Unidos, onde vai trabalhar como 'Au Pair', marcada para janeiro de 2015. Ela conta que só está tranquila porque conseguiu tirar o passaporte com um ano e seis meses de antecedência.

"Meu passaporte foi emitido em 45 dias. Fiz o agendamento pelo site e precisei esperar um mês para ir à Polícia Federal, depois disso, meu passaporte ficou pronto em 15 dias", disse a estudante, que tirou seu passaporte em junho de 2013, em São José dos Campos.

Ela avalia que a espera foi longa. "O tempo de espera é longo, principalmente para quem tem pressa. Mas como eu tinha tempo, não precisei me apavorar" disse a estudante, que pretende ficar dois anos no exterior.

Emissão de passaportes 2012 2013
São José dos Campos 17.524 18.709
Cruzeiro 10.621 9.722
São Sebastião 6.332 8.366
* Fonte: Polícia Federal / Brasília
Fonte: G1

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário