Consulado japonês tem negado visto para entrar no país com maior frequência

O consulado japonês de São Paulo teve a troca de cônsul no mês de abril de 2014, é normal os cônsules fazerem um rodízio nos países onde o Japão mantem suas representações diplomáticas, porém, essa troca não está sendo muito sadia, o novo cônsul japonês do Consulado Geral do Japão em São Paulo, tem “errado a mão” na hora de analisar os processos de solicitação de visto.

A partir do mês de abril, logo a após a chegada do novo cônsul, tem aumentado visto negado ajudaconsideravelmente a quantidade de vistos negados pelo consulado. Todos sabem que "o visto é apenas uma expectativa" e "que nenhum consulado é obrigado a emitir visto para cidadãos de outros países", mas não conceder visto nem de curta permanência chega a ser uma situação absurda. Sim o consulado tem negado a emissão de visto até para turistas, que é o que manteve o Japão em evidência na época da crise financeira mundial, hoje, com a melhora da economia, não se entende o motivo para o novo cônsul lançar mão do "medonho carimbo negro".

Vistos para menores descendentes acompanhando familiares também foram negados, com a chegada do novo cônsul....

...Vô e vó levando a neta do Brasil para o Japão para morar com os pais (neta da quarta geração japonesa) menor de idade, não teve o visto concedido, esta criança de 13 anos, teve que ficar sozinha no Brasil na casa de amigos da família enquanto seus parentes tiveram que ir embora para o Japão porque tinha firmado compromissos com as empresas que iriam trabalhar, ora, mas que tipo de análise faz um diplomata para negar a entrada de uma menor acompanhando sua família, ah vah!

O ideal é que na troca de um cônsul, este conheça bem o perfil do cidadão do país onde vá trabalhar, deva conhecer o perfil do povo brasileiro que tem o hábito de visitar o Japão, seja a trabalho seja a turismo para deixar de frustrar as expectativas, ou mesmo que as frustre, mas com um motivo real.

Cori Passos

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário