Polícia Federal terá novo posto para passaportes em Santos

passaporte-brasileiroPara reduzir o tempo de espera na emissão de passaportes, a Polícia Federal (PF) de Santos, responsável pela confecção do documento na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, abrirá um novo posto na Cidade. A unidade funcionará no Shopping Miramar, Gonzaga, e deve atender ao público a partir do final de agosto.

A informação foi revelada ontem pelo delegado da PF e chefe do setor de passaporte, Marcelo João da Silva. A expectativa é que sejam emitidos 160 documentos por dia quando o novo escritório estiver em pleno funcionamento.

O espaço foi cedido em regime de comodato pelo shopping. O trabalho será realizado por nove funcionários terceirizados e dois agentes da PF.

Outra novidade é que os dois postos passarão a contar com oito novos equipamentos de identificação biométrica, responsáveis por capturar a imagem eletrônica da impressão digital. Três deles ficarão no Gonzaga e os outros cinco, no Centro (as peças antigas serão substituídas).

Além da tecnologia, o pré-atendimento é outra aposta da delegacia regional da PF, para dar mais velocidade à prestação do serviço. A ideia é que já no primeiro contato sejam separados e checados os dados pessoais, a fim de não se criar gargalos na etapa seguinte, quando é realizada a identificação biométrica.

No posto do Centro, atualmente, são emitidos entre 90 e 120 passaportes por dia. Com o aperfeiçoamento do serviço, o volume deve passar a 200, inicialmente. Até o fim do ano, a previsão do delegado é entregar 360 documentos por dia, com os dois escritórios em funcionamento. “Com equipamentos novos, nossa expectativa é que o serviço melhore consideravelmente”.

Esperança

O que também deve ser melhorado, de acordo com ele, é o tempo de espera para o agendamento, feito pela internet. Hoje, está em três meses. “Nossa esperança é que reduza para 20 dias”. Uma das razões para explicar essa demora, segundo o delegado, é que o brasileiro está viajando mais, consequência do crescimento econômico.

Outro motivo é que as pessoas podem vir de outras cidades e regiões para solicitar o passaporte em Santos. Ou seja, se o usuário observa que em determinado município o atendimento está mais rápido, é para lá que se encaminha.

“O fato é que Campinas, Santos e parte de Sorocaba, por conta das distâncias, acabam absorvendo as demandas reprimidas da Capital”.

A Reportagem consultou ontem, na parte da manhã, o serviço eletrônico de agendamento e verificou que cinco dos seis postos da Capital não ofereciam datas. Apenas a unidade da Lapa tinha horário para o dia 27 de agosto.

Para acessar à página que agenda o atendimento, basta consultar o site www.dpf.gov.br, clicar no ícone denominado Passaporte e depois em Consultar Agendamento. Segundo o órgão, a média de tempo de espera para a emissão de passaporte em Santos é de seis dias. A taxa para expedição de passaporte comum padrão é de R$ 156,07.

O delegado lembra que os casos de urgência e emergência continuam sendo atendimentos normalmente, desde que a pessoa interessada apresente a passagem aérea com data e documento que comprove a necessidade da viagem de última hora, por razões de saúde, necessidade de trabalho, entre outros.
Fonte: A Tribuna

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário